Top Pop

Aqui você encontra as listas mais divertidas do mundo da moda e do universo pop

4 maneiras de reaproveitar suas roupas usadas
Aquelas pelas que você não usa mais podem ter mais destinos válidos que o fundo do seu guarda-roupa; veja quais
Autor: Mie Francine Chiba
Publicado em 25/01/2016

Nesta época, muita gente tira os dias de folga para fazer uma “limpa” em casa e começar o ano com o pé direito. O guarda-roupa é um dos lugares da casa que podem acumular muita coisa que não usamos mais, e ao invés de ficar guardando o que não tem mais serventia, reaproveitar ou passar para frente pode fazer bem para nós mesmos, para o meio ambiente e para outras pessoas. Veja quatro alternativas para dar destinação a roupas que não usamos mais:

Customize

Se você não usa mais uma peça de roupa porque enjoou da cor, por que não tingi-la? Se não gosta mais do modelo, você pode também reformulá-la com um pouco de conhecimento de costura – transformar uma pantalona em pantacourt (pantalona mais curta, muito em moda hoje), um vestido em blusa (para isso basta encurtá-lo), tirar as mangas de uma camisa ou mesmo pintar ou colocar apliques em uma peça lisa. É só usar a criatividade!

Doe

Seja para amigos ou para instituições de caridade, a doação sempre é uma ótima alternativa. Pense que há sempre muita gente precisando de roupas enquanto você deixa peças “encalhadas” no guarda-roupa. Antes de fazer a doação, no entanto, faça uma triagem para saber o que realmente pode ser reaproveitado. E nada de passar roupas sujas para frente. Tenha consideração e lave-as antes de doar.

Faça artesanato

Que tal transformar sua camiseta velha em uma confortável cama para o seu gato ou o gato de um amigo seu? O vídeo abaixo mostra que uma camiseta pode ter mais esta criativa serventia. Você também pode cortar suas peças de roupa em retalhos para fazer patchwork – que pode se transformar depois em uma colcha, uma manta para o sofá ou um tapete.

Faça panos de limpeza

Este é um dos destinos mais comuns para roupas que não podem ser reaproveitadas – porque estão desgastadas, furadas ou descosturadas. Usar roupas usadas como pano de limpeza evita que você precise fazer compras especificamente para isso e ainda poupa o meio ambiente de resíduos como os tecidos.

Depois de dar destinação às suas roupas usadas, repense a maneira como você está consumindo roupas. Veja dicas de consumo consciente aqui (http://italiamilano.com.br/blog/v/6-dicas-para-o-consumo-consciente-no-final-do-ano/192). 

Confira outras publicações da Italia Milano