Top Pop

Aqui você encontra as listas mais divertidas do mundo da moda e do universo pop

5 sapatos mais icônicos da moda e suas histórias
Confira na lista divulgada no site do canal Gnt quais são os modelos de sapatos mais icônicos da moda e suas histórias
Fonte: gnt.globo.com
Autor: Mie Francine Chiba
Publicado em 14/09/2015

Mary Jane

O chamado “sapato de boneca”, com uma tira sobre o peito do pé, é um clássico da moda. Ele ganhou este nome depois de aparecer nos pés da personagem Mary Jane, da tirinha Buster Brown, de Richard Outcault, no jornal The New Tork Herald, em 1902.

Foto 1: Mia M. (lookbook.nu)

Foto 2: Heidi L. (lookbook.nu)

Repetto

Originalmente, as sapatilhas sem salto com um lacinho fino na ponta foram fabricadas pela marca francesa Repetto, especializada em sapatos para dança, inclusive balé. O modelo se espalhou pelo mundo da moda depois de ser usado pela atriz Brigitte Bardot em “E Deus criou a mulher” e Audrey Hepburn em “Cinderela em Paris”.

Foto 1: Alizée G. (lookbook.nu)

Foto 2: Jennifer W. (lookbook.nu)

Sapatilha bicolor da Chanel

Com certeza você já viu por aí um modelo de sapatilha que é de uma cor no corpo e de outra cor na ponta. Este modelo bicolor surgiu na marca Chanel e hoje é chamada de “cap toe” e tem versões que vão desde a clássica sapatilha ao sapato de salto com bico fino.

Foto 1: Kimberly Anne S. (lookbook.nu)

Foto 2: Coco B. (lookbook.nu)

Sandálias Birkenstok

As confortáveis sandálias Birkenstok foram criadas em 1774 por uma empresa familiar alemã, que queriam fabricar um calçado que assumisse a anatomia do pé. A Birkenstok original teinha uma palmilha flexível em sola de cortiça que se moldava de acordo com o formato do pé.

Foto 1: Anna L. (lookbook.nu)

Foto 2: Elena G. (lookbook.nu)

Coturno DocMartens

O calçado que faz parte do uniforme militar já teve várias versões, mas um dos mais conhecidos é da marca Dr. Martens, que fabrica um modelo adquirido do médico do exército alemão Klaus Martens. No final da Segunda Guerra Mundial, ele criou um coturno de couro mais macio e sola confortável para seus pés machucados. O modelo foi adotado pelos punks em 1970, tornando-o um ícone de estilo, mas hoje, ele está nos pés de pessoas de todos os estilos.

Foto 1: Ashley B. (lookbook.nu)

Foto 2: Annette Z. (lookbook.nu)

Confira outras publicações da Italia Milano