Top Pop

Aqui você encontra as listas mais divertidas do mundo da moda e do universo pop

6 dicas para o consumo consciente no final do ano
As compras de Natal aliadas ao dinheiro extra do fim do ano podem levar ao consumo desenfreado, que não é nada bom nem para o bolso, nem para o planeta; veja dicas para realizar compras conscientes
Fonte: bolsademulher.com; meubolsofeliz.com.br
Autor: Mie Francine Chiba
Publicado em 07/12/2015

Final de ano, 13º, promoções, compras de Natal. São diversos os motivos nesta época do ano para acabarmos descuidando das finanças e consumindo mais do que deveríamos. Mas o consumismo não leva a nada. Além de consumir recursos naturais e gerar mais resíduos para o planeta, o consumo desenfreado só faz mal para o bolso. O resultado disso, para muitos, é o endividamento que leva à inadimplência.

A resposta para evitar estes problemas está no consumo consciente. Por isso, listamos aqui seis dicas para você fazer compras racionalmente e ter um fim de ano mais feliz:

Planeje e seja racional – faça listas do que você realmente precisa e do que realmente cabe no seu bolso neste momento. Mas não se esqueça de se apegar a este planejamento na hora de fazer compras no fim de ano. Muita gente faz o dever de casa, mas acaba se esquecendo delas na hora H.

Vasculhe o armário – antes de fazer a lista que mencionamos acima, não se esqueça de dar uma boa olhada no armário para saber o que você já tem. Muitas vezes compramos coisas desnecessárias porque simplesmente esquecemos do que já temos em casa.

Pesquise – esta é uma regra de ouro. Os preços dos produtos variam muito de loja para loja, ou até mesmo da loja para o próprio site. Comprar pela internet – se você não tem problemas com isso -, também pode ser uma boa maneira de economizar. Mas fique atento ao preço do frete.

Não se apegue às marcas – Em lojas de fast fashion, por exemplo, é possível encontrar peças de roupa tão bonitas quanto aquelas desejadas, mas com preços bem mais em conta. Deixe de se apegar a grifes para fazer mais economia.

Respire fundo – Antes de comprar algo por impulso, só porque está com 70% de desconto, respire fundo e deixe a aquisição para o dia seguinte. Difícil? Sim, mas no dia seguinte, a vontade poderá ter passado e você verá com mais clareza que a compra não era tão importante assim quanto pensava.

Sonhe, mas com responsabilidade – O fato de termos que ser racionais nas compras o tempo inteiro não quer dizer que não se pode sonhar. Pense no que gostaria de ter, mas antes de sair comprando com o cartão de crédito, tenha um pouco de paciência e guarde o dinheiro para poder pagar à vista no mês seguinte. Isso permite que você realize seu sonho, mas não comprometa as finanças com o cartão de crédito, que tem um dos juros mais altos que existem quando você não consegue pagar o total da fatura todo mês.

Confira outras publicações da Italia Milano