Fashion Masters

Se você quer saber dos looks e estilistas mais conceituados do momento, este é o lugar.

A brasileiríssima Martha Medeiros
Inspirada pelas mãos talentosas da avó, a estilista alagoana leva a essência do Brasil ao exterior com suas peças feitas de renda
Fonte: marthamedeiros.com.br
Autor: Mie Francine Chiba
Publicado em 19/10/2015

Uma das estilistas mais queridas das brasileiras, Martha Medeiros teve um início de carreira como muitas outras mulheres que atuam na área da moda e da costura: inspirada pela avó. Segundo a própria estilista conta, em seu site, sua avó, Dona Zezé, era costureira de mão cheia em Maceió.

Foi ela quem ensinou Martha, sua neta mais velha, a fazer todo tipo de ponto até que a menina começou a andar pelas próprias pernas. Logo criança, começou a costurar roupas para suas bonecas e a vendê-las às amigas em uma boutique montada dentro de casa.

Aos 15, já tinha sua própria banca de roupas de bonecas em uma feira de artesanato. Ao terminar as faculdades e economia e direito, começou a trabalhar em um banco e vendia roupas customizadas às colegas no banheiro.

A procura foi tanta que nem o quarto do apartamento de sua mãe foi o suficiente para vender suas peças. Foi então que abriu sua primeira loja, em uma galeria de Maceió, que se tornou mais tarde uma loja multimarcas, algo ainda incomum na cidade.

A Maison M vendia 8 mil peças de estilistas nacionais e internacionais, em 1985. E foi lá mesmo que Martha começou a vender suas próprias criações, feitas de renda, sua paixão.

Foi a avó Zezé que a ensinou a amar o artesanato brasileiro. “Por ser a neta mais velha, convivi muito com minha avó. Ela sempre gostou de tudo que pudesse ser produzido com as mãos. Foi professora de arte e lecionou em escolas públicas. E sempre fez questão de ressaltar a riqueza dos sertões”, diz a neta, em sua apresentação no site da marca Martha Medeiros.

A fama da alagoana chegou até o exterior. Martha já vendeu suas peças na loja Selfridges, em Londes, e na loja de departamentos Bergdorf Goodman, em Nova Iorque. Expôs em um museu dedicado à renda em Calais, na França, exportou peças para EUA, Inglaterra e Oriente Médio e mantém uma loja no Jardins, bairro da cidade de São Paulo (SP).

Hoje, Martha veste mulheres com vestidos de festa e de noiva. Veja fotos de suas últimas criações, que tiveram inspiração nas borboletas:

Crédito fotos: marthamedeiros.com.br

Confira outras publicações da Italia Milano