LookPedia

Amplie seu conhecimento sobre moda ficando de olho nesta seção

A história do boné: do esporte à moda
O acessório começou a se popularizar no século XIX, ao aparecer na cabeça dos jogadores de baseball nos EUA
Fonte: modaparahomens.com.br, coveryourhair.com, baseball.epicsports.com
Publicado em 28/11/2014

Você sabia que o popular boné começou a ser usado ainda no século XIX pelos jogadores de baseball? O famoso acessório que faz a cabeça de jovens, adultos e crianças já foi bem diferente do que é hoje.

A primeira “aparição” de um acessório semelhante a um boné foi muito tempo atrás: em 1.000 a.C, na antiga Roma. Quando eram libertados, os escravos usavam uma espécie de barrete (boné em formato de cone com uma ponta caída para o lado), em sinal de liberdade. Durante a Revolução Francesa, no final do século XVIII, o acessório passou a se chamar “bonnet rouge” e se tornou símbolo do partido republicano. Na Idade Média, usava-se uma espécie de barrete com capuz.

“Baseball hats”

Mas o boné como o conhecemos começou a ganhar popularidade mesmo no século XIX, com o seu uso pelos jogadores de baseball, nos Estados Unidos. O boné é utilizado até hoje no esporte para proteger os olhos dos jogadores dos raios solares.

Os primeiros bonés de baseball eram feitos de palha. Depois, eles passaram a ser feitos de uma espécie de lã. O boné de baseball chamado de “nº 1” tinha uma estrela desenhada no topo e era usada por times amadores. Dependendo do material com que era fabricado, podia custar de alguns centavos a dois dólares.

Em 1889, o então famoso jogador de baseball Albert G. Spalding (que deu origem à famosa marca de artigos esportivos Spalding) lançou um manual de baseball e incluiu nele um anúncio com os diferentes tipos de bonés de baseball da época (veja na figura). O Detroit Tigers foram os primeiros a colocar a logo do time na parte da frente do acessório por volta de 1901.

Na moda

Com a popularidade do esporte nos EUA, os bonés começaram a ganhar as ruas. Nos anos 60, eles ganharam cores vivas e estampas. Nos anos 80, se destacavam nas danceterias com bordados e tecidos acetinados.

Hoje, os bonés estão nas cabeças de pessoas de todas as idades e em qualquer situação: seja para proteger do sol em uma tarde de pescaria, para manifestar o estilo dos jovens ou fazer publicidade da marca de uma empresa. O acessório acompanha as tendências da moda, e se adapta a qualquer estilo.  

Confira outras publicações da Italia Milano