LookPedia

Amplie seu conhecimento sobre moda ficando de olho nesta seção

A moda militar no boné
O estilo militar está fazendo a cabeça daqueles que são ligados em moda; com cores neutras, bonés militares podem ser facilmente integrados ao visual
Fonte: uol.com.br; ffw.com.br
Publicado em 23/01/2015

Alguns dos primeiros bonés surgiram para proteger os olhos dos militares do sol durante a guerra. A “sombra” do boné os ajudava a mirar, e facilitava a sua identificação. Os bonés (quepes) que os militares usavam eram muito parecidos, mas o distintivo mostrava se pertenciam à marinha ou ao exército, por exemplo.

Depois que os bonés passaram a ser usados fora do círculo militar, algumas pessoas continuaram usando o acessório com o formato do quepe – com a aba menor que a de outros bonés e topo em formato mais quadrado, parecido com um queijo.

Nos anos 60, manifestantes usavam roupas militares como um manifesto anti-gerra, ajudando a lançar a estética militar na moda. Nos anos 90, os grunges fizeram o mesmo, combinando o quepe com camisas de flanela e jeans.

Ícones da música como o vocalista do U2, Bono Vox, reforçam o estilo militar na moda – o cantor tem uma coleção de bonés tipo militares, e influenciam o jeito de vestir da sua legião de fãs ao redor do mundo.

Hoje, o estilo militar aparece nas passarelas até mesmo em produções chiques e sofisticadas, de mãos dadas com a alfaiataria. Geralmente em cores neutras, os bonés militares podem ser facilmente integrados ao visual.

Confira outras publicações da Italia Milano