Fashion Masters

Se você quer saber dos looks e estilistas mais conceituados do momento, este é o lugar.

Burberry: das roupas de trabalho ao mundo fashion
Fundada ainda no século XVIII com o fim de fabricar roupas para trabalhadores, exploradores e esportistas, a Burberry hoje é referência de moda para as novas gerações
Fonte: burberry.com; new.bbc.co.uk; vogue.es
Autor: Mie Francine Chiba
Publicado em 06/07/2015

A marca que tem como marca registrada o padrão de xadrez vermelho, preto e camelo se tornou uma das mais desejadas, e é hoje usada por ídolos como Madonna, Kate Moss e David Beckham. Mas seu fundador, Thomas Burberry, decerto não imaginava que a marca tomaria este rumo. Afinal, a Burberry começou como uma marca de roupas de trabalho em 1856, na Inglaterra.

Foi ele o inventor do gabardine à prova d´água. No começo, Burberry foi o responsável pela confecção dos uniformes dos oficiais do exército britânico, sobretudo os trenchcoats utilizados por estes militares na Primeira Guerra Mundial. Mas motoristas, motociclistas, aviadores, exploradores e esportistas não tardaram a se beneficiar do tecido criado por Burberry, ao mesmo tempo resistente e leve.

Elegantes, logo as confecções de Burberry passaram a ser usadas fora dos ambientes de trabalho e adotadas por atores famosos, como Humphrey Bogart, Audrey Hepburn e Peter Seller. Nos anos 60, o famoso padrão de xadrez da Burberry começou a aparecer em guarda-chuvas, malas e cachecóis e se tornou um hit.

A imagem bem britânica da Burberry fez sucesso na Ásia e nos Estados Unidos, o que levou a marca a se expandir para além do oceano. Mas nos anos 90, a imagem conservadora da empresa começou a se desgastar, e a marca precisou de uma reviravolta.

Rose Marie Bravo foi a chefe executiva responsável por mudar a imagem que as pessoas tinham da Burberry. A executiva contratou a badalada modelo Kate Moss para estrelar as campanhas publicitárias da companhia, levando a Burberry a ser considerada uma marca jovem. A partir daí, a Burberry não parou de subir. Hoje, tem como “musas” a modelo Agyness Deyn, a atriz Emma Watson e a fashionista Alexa Chung e se tornou referência de moda para as novas gerações.

Confira algumas fotos da história da marca:

 

Foto 1: Thomas Burberry, fundador da marca

Foto 2: O explorador Major F.G. Jackson vestindo Burberry

Foto 3: Jaqueta de automobilismo do começo de 1900

Foto 4: Trenchcoat feminino dos anos 70

Foto 5: Modelo Kate Moss em campanha da Burberry

Foto 6: Modelo Agyness Deyn também foi uma das "musas" da marca 

Foto 7: Atriz Emma Watson estrelando campanha da Burberry

Foto 8: Cachecol com o tradicional padrão xadrez vermelho, preto e camelo, marca registrada da Burberry 

Confira outras publicações da Italia Milano