Fashion Masters

Se você quer saber dos looks e estilistas mais conceituados do momento, este é o lugar.

Designer de moda homenageia Iemanjá em mostra canadense
Carol Barreto foi selecionada para uma mostra em Toronto (Canadá), para onde vai levar peça inspirada em Iemanjá
Autor: Mie Francine Chiba
Publicado em 03/02/2016

Nesta última terça-feira (dia 2), foi comemorado o Dia de Iemanjá. Em momento mais que oportuno, a designer de moda brasileira Carol Barreto foi selecionada para integrar em Toronto (Canadá) uma exposição intitulada Water Carry Me Go, que começa nesta sexta-feira (dia 5). A novidade foi divulgada na página do Facebook da designer.

Iemanjá foi a musa inspiradora de Carol para a peça que será exposta no Royal Ontario Museum. A designer vai participar da mostra canadense com um vestido fluido feito de organza cristal branco com detalhes em azul. Professora e doutoranda em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Carol também é feminista.

No blog Supafrik, Chinedu Ukabam, curador da exposição, destaca a estilista como a primeira designer de moda negra brasileira a apresentar uma coleção em um evento de moda na quarta edição do Black Fashion Week (Semana de Moda Negra) em Paris, em 2015.

Em entrevista a Ukabam, Carol falou sobre a sua criação para a exposição canadense: “Eu fui motivada pelo potencial de Water Carry Me Go de estimular nossa luta contra o racismo e de agir como um veículo de resistência para os imigrantes negros que têm sido sujeitados ao colonialismo europeu e ao neo-colonialismo. O tema da exibição, água, tem sido e continua sendo um veículo de nossa dispersão e uma fonte de nossas mitologias, e é um tema saliente na nossa identidade como imigrantes negros.”

“Além disso, ao apresentar nossas culturas e falando sobre nossas identidades culturais na diáspora negra, estamos trabalhando contra a tradição da colonização que continua, com a marginalização e o desaparecimento de nossas culturas. Ser convidada para participar em Water Carry Me Go é uma oportunidade para eu participar dessa discussão bem como para homenagear minha orixá favorita, Iemanjá”, continua a designer.

Crédito fotos: Facebook (Carol Barreto)

Confira outras publicações da Italia Milano