LookPedia

Amplie seu conhecimento sobre moda ficando de olho nesta seção

Entre na onda dos anos 70
O hippie-chic e a era “disco” marcaram a a moda da década, que agora está de volta; confira
Fonte: bbc.co.uk; mulher.uol.com.br; almanaque.folha.uol.com.br
Publicado em 27/02/2015

Em uma reportagem da BBC, a repórter fala que a moda dos anos 70 é uma promessa nas passarelas em 2015 e lança um termo para descrever o visual daquela época: gypset. Trata-se de uma mistura de gipsy (cigano) com jetset (que remete à sofisticação).

A moda nos anos 70 era exótica, fluída, boêmia, extravagante, e ao mesmo tempo, luxuosa e glamourosa. São desta época as túnicas florais, as calças boca-de-sino, o veludo cotelê. O final dos anos 60 marcou o acontecimento do primeiro Festival de Woodstock, e a sua herança perdurou pelos anos 70, que lançou a moda do hippie-chic.

O fim dos anos 70 foi uma época de transição em todo o mundo, quando os cidadãos clamavam por mudança. Havia a Guerra do Vietnã (que durou até 1975), a luta contra o consumismo e a luta pela igualdade de raças e de gênero. Com isso, a moda se tornou mais leve, romântica, menos agressiva e fluída.

Mas os anos 70 também lançaram a igualmente revolucionária moda “glitter”, que era futurista, andrógina, metálica e espacial. Um símbolo desta nova forma de se expressar pela moda era o cantor David Bowie.

Aos poucos, os festivais ao ar livre cederam então espaço às discotecas, eternizadas pela cena clássica do ator John Travolta o filme “Embalos de Sábado à Noite”, de 1978 (foto). Com isso, aos poucos, também foram aparecendo as calças coladas, as malhas brilhantes e as sandálias plataforma na moda.

E todo este clima dos anos 70 estão de volta. Na sua coleção pré-outono 2015, a grife italiana Valentino convidou uma estilista conceituada daquela época para colaborar. O resultado: vestidos florais fluídos com acabamentos em renda e enfeitados com bordados.

Na TV, a novela da Globo Boogie Oogie resgata modelitos dos anos 70 no figurino dos personagens – a novela se passa neste período.

Quer mais sinais de que os anos 70 estão de volta? Veja algumas peças que estão novamente na moda:

 

Coroa de flores

Indispensável do visual hippie, a coroa de flores se popularizou novamente na cabeça das cantoras Lana Del Rey (foto) e Florence Welch.

Foto: casamentoclick.com

Calça boca-de-sino 

Chamada hoje de “flare”, a calça boca-de-sino voltou depois de um longo período em que as calças “skinny” dominavam os guarda-roupas.

Foto: lookpedia.nu

Franjas

Seja na bolsa, na sandália, no colete ou mesmo no biquíni, as franjas são marca dos anos 70 e já aparecem nas ruas.

Foto: lookpedia.nu

Calça legging com efeito metalizado 

Levante a mão quem nunca viu alguém usar uma destas na academia, ou mesmo nas ruas. O efeito metalizado está popular de novo, desta vez nas calças legging. Nos anos 70, elas eram usadas nas discotecas.

Foto: lookpedia.nu

Confira outras publicações da Italia Milano