LookPedia

Amplie seu conhecimento sobre moda ficando de olho nesta seção

Jeans era o uniforme dos trabalhadores de minas
Saiba como surgiu o tecido milenar que faz parte do nosso dia a dia em calças, jaquetas e tantas outras peças do vestuário
Fonte: modamodamoda.com.br
Publicado em 04/12/2014

O jeans está presente em uma daquelas peças de roupa que, se fosse candidata à mais popular, com certeza sairia na frente. Uma boa calça jeans serve para todo tipo de ocasião e para todos os gostos: tem a skinny, para quem gosta das mais ajustadinhas, a boyfriend, para quem prefere conforto e calças mais larguinhas, e a flare para quem gosta dos jeans com a boca larga. Com stretch ou não, cintura alta ou baixa, todo mundo tem pelo menos uma em casa.

O be-a-bá das calças jeans pode ser que muita gente conheça, mas a história de como este material prático e resistente surgiu ainda é um mistério para alguns. A calça jeans foi criada em 1853, pela dupla Levis Strauss e Jabob Davis para os trabalhadores de minas, nos EUA. Por ser resistente e não se desgastar tão facilmente, era o tecido perfeito para estes trabalhadores.

Azul índigo

O jeans é um tecido de sarja de algodão tingido com um corante azul índigo. A trama é composta pelo fio tingido em um sentido, e pelo fio em seu tom original em outro. A calça de Levis Strauss e de Jacob Davis tinha reforço de rebites na costura, que permanece até hoje na confecção desta peça de roupa. Mais tarde, o jeans começou a ser lavado com pedras antes de ser vendido, para que ficasse mais macio.

Uniforme

Com o tempo, outros trabalhadores começaram a adotar o jeans como uniforme: agricultores, ferroviários e vaqueiros, por exemplo.

Os hippies, sempre eles

Na época do movimento hippie, o jeans virou símbolo de rebeldia contra as roupas convencionais e começou a ser vestido pelos jovens. A esta altura, Levi Strauss & Co, Wrangler e H.D. Lee Inc eram as marcas que dominavam o mercado nos EUA.

Rock´n´roll e cinema

Ídolos da música como Elvis Presley, e do cinema, como Marlon Brando e James Dean também aderiram à moda do jeans. O primeiro estilista a usar o material em suas criações foi Calvin Klein, e a partir daí, o jeans invadiu o mundo da moda e passou a ser presença marcante não só em calças, mas também em jaquetas e camisas, por exemplo. E hoje, dependendo da etiqueta que estiver anexada à peça de roupa, um jeans – aquele mesmo que era usado por trabalhadores de minas - pode custar uma fortuna.

Origem da palavra

O nome “jeans” vem de “genes”, como eram chamados pelos franceses os marinheiros italianos de Gênova, que foram uns dos primeiros a usar roupas com este tecido. Os norte-americanos, entretanto, chamavam os “genes” de “jeans”, dada a pronúncia da língua inglesa.

Confira outras publicações da Italia Milano