LookPedia

Amplie seu conhecimento sobre moda ficando de olho nesta seção

O real preço da moda
Documentário alerta para o que está além das vitrines na indústria da moda e pondera: compensa mesmo comprar tanto por tão pouco?
Fonte: www.updateordie.com
Autor: Mie Francine Chiba
Publicado em 14/08/2015

A indústria da moda não para. Lojas badaladas trocam de coleções várias vezes ao mês oferecendo ao consumidor roupas baratas e diferentes a todo o tempo. E cabe ao consumidor acompanhar este ritmo, gerando um consumismo desenfreado e cego.

O que poucos sabem, entretanto, é que por trás das vitrines de peças bonitas a preços convidativos pode existir uma indústria que obtém lucro às custas de trabalhadores mal pagos e mantidos em condições desumanas nos países em desenvolvimento.

O desabamento de um prédio que abrigava cinco fábricas têxteis em 2013, em Bangladesh, chamou a atenção do mundo para o real preço que se paga no mercado fashion. Este foi considerado o pior desastre industrial do País.

Além de trabalharem em condições precárias, os trabalhadores destas fábricas enfrentavam duras jornadas de trabalho ganhando muito pouco. Alguns recebiam cerca de 38 euros por mês, algo em torno de R$ 98 na época. Cerca de 1.000 trabalhadores morreram no desabamento.

A atual situação da indústria da moda foi escancarada em um documentário lançado mundialmente em maio deste ano. “The True Cost”, dirigido por Andrew Morgan, já está disponível com legendas em português no serviço de filmes por streaming Netflix.

A indicação do documentário é do designer Fabricio Teixeira, do site Update or Die (clique aqui para ler o artigo). Vale a pena assistir.

Confira o trailer de “The True Cost”:

*Quem se interessar em assistir ao documentário e não for usuário do Neflix pode se cadastrar e usar o serviço por um mês gratuitamente. Mas não se esqueça de cancelar o serviço antes de acabar o primeiro mês caso não queira continuar usando – do contrário, passados os 30 dias, será descontada mensalidade, que custa a partir de R$ 19,90. 

Confira outras publicações da Italia Milano