Blog

Aqui nós compartilhamos nossas ideias :)
03/06/2015

Yves Saint Laurent e o smoking para mulheres

Esta foi uma das principais revoluções do estilista Yves Saint Laurent, nos anos 60; este mês, fez sete anos desde a perda do mestre da moda

Há sete anos, a moda perdia um de seus principais representantes: Yves Saint Laurent. O estilista faleceu no dia 1º de junho de 2008, aos 71 anos. Mas, durante sua vida, deixou um legado que revolucionou o mundo da moda – introduziu o smoking como roupa feminina (chamado por ele de Le Smoking), mudando a maneira como as mulheres se vestem.

Yves Saint Laurent nasceu na Argélia ainda durante o domínio colonial da França, em 1936. Aos 17 anos, foi morar em Paris. Seu pontapé inicial na moda se deu depois que ele ganhou um concurso com um vestido de noite, em 1954. Com apenas 21 anos, passou a trabalhar na Dior.

Após oito anos na casa de moda, Laurent fundou sua própria marca em sociedade com o costureiro e companheiro Pierre Bergé. O smoking feminino foi apresentado em 1966, época em que as mulheres ainda não usavam roupas masculinas.

Le Smoking

“Le Smoking” era formado por uma blusa transparente e uma calça masculina, e representava uma mudança não só na forma como as mulheres se vestiam, mas também na sua atitude, que queria ter um novo papel na sociedade.

A partir daí, versões femininas de clássicos masculinos se tornaram uma marca registrada do estilista, e estavam sempre presentes em seus desfiles.

Cinema

Laurent também desenhou figurinos para o cinema, como para a atriz Catherine Deneuve no clássico dos anos 60 “A Bela da Tarde”, de Luíz Buñuel. 

Últimos anos

Aos 65 anos, em 2002, se aposentou. Desde então, já assumiram o posto de direção da marca Tom Ford, Stefano Pilati e Hedi Slimane. Nos anos 90, a marca sofreu uma mudança radical com a criação da Saint Laurent Paris, voltada ao público jovem, pelas mãos de Slimane. Hoje, possui 63 lojas em capitais de todo o mundo.

Há 20 anos no mercado produzindo
produtos promocional, magazines,
Private Label e marcas próprias.

Contato

Av. Souza Naves, 193. Apucarana/PR 
CEP: 86800-570

  • 43 3420.1000

  • comercial@italiamilano.com.br