Era 1937, e a Guerra Civil Espanhola estava em curso. Em meio ao conflito, um estilista espanhol estava no seu auge: até mesmo a família imperial espanhola usava suas criações. Cristóbal Balenciaga abriu sua primeira boutique em 1918, em São Sebastião, na Espanha. Em pouco tempo, estava em Madri e em Barcelona.
Com o conflito deflagrado na Espanha, Balenciaga foi forçado a mudar seu negócio para Paris. Ele não sabia que a mudança lhe traria bons frutos: logo, o estilista se tornou um ícone da moda. Christian Dior, da casa Dior, o chamou de “o mestre de nós todos”.
Balenciaga era um homem discreto e refinado. Um dos poucos estilistas que sabia cortar e costurar com perfeição. Prezava pelas linhas clássicas e sólidas, um verdadeiro “arquiteto” da moda. “Não acrescente detalhes inúteis a um vestido. Não coloque uma flor simplesmente porque você tem vontade de fazê-lo, mas para indicar o centro da cintura, o ponto final de um desenho”, dizia ele.
Balenciaga viveu o auge de sua fama e criação durante os anos 50, ao mudar a silhueta feminina e eliminar a cintura e aumentar os ombros, num talhe muito acentuado. Durante os anos 60, Balenciaga criou casacos soltos, amplos, com mangas-morcego. Sua última coleção foi lançada na primavera de 1968 - ano em que se aposentou e fechou sua maison - e mostrou jaquetas largas, saias mais curtas, vestidos-tubo e muitas cores. Balenciaga faleceu em 1972, aos 77 anos.
O começo
Balenciaga nasceu em 1895, em Guetaria - região basca da Espanha. Era de família pobre, filho de pescador e de uma costureira. Aos 12 anos, fez seu primeiro desenho, de um vestido para a marquesa de Casa Torrès, que se tornou a grande incentivadora da sua carreira como estilista. Desde então, passou a frequentar um ateliê, onde aprendeu alfaiataria.
Confira algumas das criações da grife espanhola, hoje comandada pelo estilista norte-americano Alexander Wang:
Criações de Cristóbal Balenciaga
As linhas sólidas e clássicas permanecem nas criações da grife
Fotos: wikipedia.org, almanaque.folha.uol.com.br; balenciaga.com