Blog

Aqui nós compartilhamos nossas ideias :)
19/10/2015

A brasileiríssima Martha Medeiros

Inspirada pelas mãos talentosas da avó, a estilista alagoana leva a essência do Brasil ao exterior com suas peças feitas de renda

Uma das estilistas mais queridas das brasileiras, Martha Medeiros teve um início de carreira como muitas outras mulheres que atuam na área da moda e da costura: inspirada pela avó. Segundo a própria estilista conta, em seu site, sua avó, Dona Zezé, era costureira de mão cheia em Maceió.

Foi ela quem ensinou Martha, sua neta mais velha, a fazer todo tipo de ponto até que a menina começou a andar pelas próprias pernas. Logo criança, começou a costurar roupas para suas bonecas e a vendê-las às amigas em uma boutique montada dentro de casa.

Aos 15, já tinha sua própria banca de roupas de bonecas em uma feira de artesanato. Ao terminar as faculdades e economia e direito, começou a trabalhar em um banco e vendia roupas customizadas às colegas no banheiro.

A procura foi tanta que nem o quarto do apartamento de sua mãe foi o suficiente para vender suas peças. Foi então que abriu sua primeira loja, em uma galeria de Maceió, que se tornou mais tarde uma loja multimarcas, algo ainda incomum na cidade.

A Maison M vendia 8 mil peças de estilistas nacionais e internacionais, em 1985. E foi lá mesmo que Martha começou a vender suas próprias criações, feitas de renda, sua paixão.

Foi a avó Zezé que a ensinou a amar o artesanato brasileiro. “Por ser a neta mais velha, convivi muito com minha avó. Ela sempre gostou de tudo que pudesse ser produzido com as mãos. Foi professora de arte e lecionou em escolas públicas. E sempre fez questão de ressaltar a riqueza dos sertões”, diz a neta, em sua apresentação no site da marca Martha Medeiros.

A fama da alagoana chegou até o exterior. Martha já vendeu suas peças na loja Selfridges, em Londes, e na loja de departamentos Bergdorf Goodman, em Nova Iorque. Expôs em um museu dedicado à renda em Calais, na França, exportou peças para EUA, Inglaterra e Oriente Médio e mantém uma loja no Jardins, bairro da cidade de São Paulo (SP).

Hoje, Martha veste mulheres com vestidos de festa e de noiva. Veja fotos de suas últimas criações, que tiveram inspiração nas borboletas:

Crédito fotos: marthamedeiros.com.br

Há 20 anos no mercado produzindo
produtos promocional, magazines,
Private Label e marcas próprias.

Contato

Av. Souza Naves, 193. Apucarana/PR 
CEP: 86800-570

  • 43 3420.1000

  • comercial@italiamilano.com.br