Blog

Aqui nós compartilhamos nossas ideias :)
07/03/2016

6 maneiras de reduzir o lixo que produzimos

Reciclar é uma atitude louvável, mas que tal, antes disso, diminuir a quantidade de lixo produzida todos os dias? Veja algumas dicas que podem ajudar

Já reparou na quantidade de lixo que produzimos todos os dias? Desde o momento que acordamos até a hora de ir dormir há uma infinidade de embalagens que descartamos sem perceber o impacto que elas causam ao meio ambiente.

A caixinha do leite, o pacote do pão, a embalagem da marmitex, o papel de bala, a embalagem da barra de cereal, a latinha de suco ou refrigerante, as sacolas das compras... Tudo é descartado. Imagine quantas pessoas produzem a mesma quantidade de lixo que você em sua cidade. E no seu Estado, no seu País e no mundo. Não há planeta que dê conta de tudo isso.

A fim de diminuir a quantidade de lixo que produzimos todos os dias, algumas atitudes podem fazer a diferença. Veja algumas delas:

Elimine os descartáveis

Ao invés de usar copos plásticos para tomar água ou café, que tal levar uma caneca para o trabalho? Imagine quantos copinhos serão poupados e deixar de serem descartados só com essa atitude. Evite também usar canudos plásticos quando for tomar algo, e usar talheres descartáveis para comer sua refeição fora de casa. Carregue talheres consigo dentro da bolsa ou mochila.

Prefira produtos a granel

Cada alimento que compramos no mercado vem com uma embalagem. Tente diminuir a produção desse tipo de descarte substituindo as compras do mercado pelas compras a granel em feiras e sacolões. Outra saída é evitar comprar pacotes individuais de petiscos como bolachas e optar por pacotes grandes – que também podem ser mais econômicos – e levar para o trabalho em pequenas quantidades usando um potinho plástico – famoso tupperware. Faça o mesmo com outros ingredientes que você usa todo dia, como açúcar, arroz e feijão, armazenando-os em potes que você tem em casa.

Use a ecobag

Sabe aquela ecobag que você ganhou de brinde em uma loja ou campanha publicitária? Dê uso a ela ao ir ao supermercado ou lojas. Esse assunto parece um pouco batido, mas nunca é demais lembrar. Pense na quantidade de sacolas plásticas que deixarão de ser descartadas se a cada vez que você for fazer compras usar sua simpática sacola de tecido?

Conserte e reutilize

Está certo que, dependendo do que estamos falando, comprar um produto novo pode sair quase o mesmo preço que consertá-lo. Mas antes de fazer a compra, pense no impacto que eletrônicos e eletrodomésticos causam ao meio ambiente. Muitos deles possuem compostos químicos extremamente prejudiciais à natureza, como chumbo, mercúrio e níquel.

Faça compras em brechós

Foi-se o tempo que os brechós eram lugares com roupas velhas e desgastadas. Com o consumo aumentando, é possível encontrar roupas e outros itens quase novos ou mesmo sem uso à venda em brechós ou bazares. Ferramentas da internet (como o Enjoei ou o OLX) permitem ainda que você negocie direto de quem está desapegando sem ter um brechó ou bazar como intermediário. As compras são enviadas via correio. Dessa forma, você reaproveita o que outras pessoas iriam descartar, evitando de comprar algo novo. E tudo isso pagando uma pechincha.

Faça coisas em casa

Ao invés de comprar um bolo no mercado (que sempre vem com uma embalagem), que tal fazer em casa? Até mesmo outros alimentos e produtos menos convencionais, como iogurtes e sabão, podem ser produzidos em casa. A internet está cheia de receitas para você seguir.

Há 20 anos no mercado produzindo
produtos promocional, magazines,
Private Label e marcas próprias.

Contato

Av. Souza Naves, 193. Apucarana/PR 
CEP: 86800-570

  • 43 3420.1000

  • comercial@italiamilano.com.br