Já reparou na quantidade de lixo que produzimos todos os dias? Desde o momento que acordamos até a hora de ir dormir há uma infinidade de embalagens que descartamos sem perceber o impacto que elas causam ao meio ambiente.
A caixinha do leite, o pacote do pão, a embalagem da marmitex, o papel de bala, a embalagem da barra de cereal, a latinha de suco ou refrigerante, as sacolas das compras... Tudo é descartado. Imagine quantas pessoas produzem a mesma quantidade de lixo que você em sua cidade. E no seu Estado, no seu País e no mundo. Não há planeta que dê conta de tudo isso.
A fim de diminuir a quantidade de lixo que produzimos todos os dias, algumas atitudes podem fazer a diferença. Veja algumas delas:
Ao invés de usar copos plásticos para tomar água ou café, que tal levar uma caneca para o trabalho? Imagine quantos copinhos serão poupados e deixar de serem descartados só com essa atitude. Evite também usar canudos plásticos quando for tomar algo, e usar talheres descartáveis para comer sua refeição fora de casa. Carregue talheres consigo dentro da bolsa ou mochila.
Cada alimento que compramos no mercado vem com uma embalagem. Tente diminuir a produção desse tipo de descarte substituindo as compras do mercado pelas compras a granel em feiras e sacolões. Outra saída é evitar comprar pacotes individuais de petiscos como bolachas e optar por pacotes grandes – que também podem ser mais econômicos – e levar para o trabalho em pequenas quantidades usando um potinho plástico – famoso tupperware. Faça o mesmo com outros ingredientes que você usa todo dia, como açúcar, arroz e feijão, armazenando-os em potes que você tem em casa.
Sabe aquela ecobag que você ganhou de brinde em uma loja ou campanha publicitária? Dê uso a ela ao ir ao supermercado ou lojas. Esse assunto parece um pouco batido, mas nunca é demais lembrar. Pense na quantidade de sacolas plásticas que deixarão de ser descartadas se a cada vez que você for fazer compras usar sua simpática sacola de tecido?
Está certo que, dependendo do que estamos falando, comprar um produto novo pode sair quase o mesmo preço que consertá-lo. Mas antes de fazer a compra, pense no impacto que eletrônicos e eletrodomésticos causam ao meio ambiente. Muitos deles possuem compostos químicos extremamente prejudiciais à natureza, como chumbo, mercúrio e níquel.
Foi-se o tempo que os brechós eram lugares com roupas velhas e desgastadas. Com o consumo aumentando, é possível encontrar roupas e outros itens quase novos ou mesmo sem uso à venda em brechós ou bazares. Ferramentas da internet (como o Enjoei ou o OLX) permitem ainda que você negocie direto de quem está desapegando sem ter um brechó ou bazar como intermediário. As compras são enviadas via correio. Dessa forma, você reaproveita o que outras pessoas iriam descartar, evitando de comprar algo novo. E tudo isso pagando uma pechincha.
Ao invés de comprar um bolo no mercado (que sempre vem com uma embalagem), que tal fazer em casa? Até mesmo outros alimentos e produtos menos convencionais, como iogurtes e sabão, podem ser produzidos em casa. A internet está cheia de receitas para você seguir.