Blog

Aqui nós compartilhamos nossas ideias :)
27/06/2016

Salvatore Ferragamo: o designer de calçados das estrelas de Hollywood

O italiano fez história ao desenhar e fabricar calçados para estrelas como Marilyn Monroe; surpreendente carreira de Ferragamo começou no início do século passado, aos 11 anos

A mundialmente conhecida grife italiana Salvatore Ferragamo tem por trás de seu sucesso um homem determinado e apaixonado por sapatos. Salvatore Ferragamo, segundo o site oficial da marca, nasceu em 1898 em Bonito, um pequeno vilarejo a 100 Km de Nápoles, na Itália. Ele era o décimo primeiro filho de uma família de 14 crianças, e que desde os 11 anos de idade já apresentava uma paixão por sapatos. Aprendiz de um fabricante de sapatos, logo aos 13 Ferragamo abriu sua primeira loja de calçados.

Quando completou 16 anos, Ferragamo se mudou para Boston (EUA) para trabalhar com um de seus irmãos em uma fábrica de calçados. “Salvatore estava fascinado pelos modernos maquinários e processos de produção, mas também viu como esses fatores poderiam limitar a qualidade do produto”, diz texto sobre a história da marca no site oficial.

Nos anos 1920, Ferragamo e mudou para a Califórnia, onde abriu uma loja de fabricação e de reparo de sapatos. A Califórnia era um local interessante de se estar naquele momento, em que a nova indústria do cinema estava surgindo. Em pouco tempo, Ferragamo começou a desenhar e fabricar sapatos para os filmes.

Enquanto isso, Ferragamo aprimorava os seus conhecimentos para a fabricação de sapatos estudando a anatomia humana, engenharia química e matemática na Universidade da Califórnia do Sul, em Los Angeles. Tudo em busca do “encaixe perfeito”.

Hollywood

E quando a indústria cinematográfica se mudou para Hollywood, lá estava Ferragamo novamente. Em 1923, ele já era chamado de “o designer de calçados das estrelas”. Entre as estrelas de cinema que já vestiram os seus calçados estão ninguém mais, ninguém menos que Marilyn Monroe.

Em 1927, Ferragamo decidiu regressar à Itália e se estabelecer em Florença, mas continuou exportando para os EUA. Mesmo depois da crise de 1929, Ferragamo sobreviveu em estava ainda mais forte anos depois. Ele foi responsável por criar um dos modelos de sapatos mais copiados do mundo, as “wedges”. Depois da guerra, sua marca se tornou um símbolo do retorno da Itália à economia.

Legado

Ferragamo teve três filhos e três filhas, que deram continuidade à marca depois do seu falecimento, em 1960. A vida do designer de sapatos rendeu até mesmo um curta-metragem, dirigido por Mauro Borrelli. Confira abaixo:

Há 20 anos no mercado produzindo
produtos promocional, magazines,
Private Label e marcas próprias.

Contato

Av. Souza Naves, 193. Apucarana/PR 
CEP: 86800-570

  • 43 3420.1000

  • comercial@italiamilano.com.br