Blog

Aqui nós compartilhamos nossas ideias :)
22/07/2016

Você sabe o que é moda inclusiva?

Moda voltada a pessoas com deficiência possui características para facilitar o dia a dia desse público sem abrir mão do estilo

Fotos: Reprodução (modainclusiva.sedpcd.sp.gov.br)

No dia 7 de setembro, começam os Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro. O evento chama a atenção para as pessoas com deficiência, que no Brasil, segundo o Censo de 2010, chegas a 45,6 milhões, quase 24% da população. A deficiência pode ser física, visual, mental, auditiva ou múltipla, quando há duas ou mais dessas deficiências associadas.

Muitos podem não saber, mas vestir-se pode ser uma tarefa mais difícil para as pessoas com deficiência devido à falta de opções que sejam confortáveis e adequadas às suas necessidades específicas, sem abrir mão do estilo.

A chamada moda inclusiva tem esse perfil. Entre as suas características estão a substituição de botões por velcro e elástico nas calças jeans (veja outras características no final da matéria). Mas ainda são poucas as iniciativas de moda inclusiva no Brasil.

Em São Paulo, um concurso promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência visa premiar quem cria roupas com o intuito de promover a inclusão de pessoas com deficiência. O Concurso Moda Inclusiva já está em seu sétimo ano e conta inclusive com uma edição internacional.

“A inclusão total depende de um conjunto de ações que permita às pessoas com deficiência se sentirem, de fato, integradas à sociedade. Isso significa, sim, que haja rampas, que órteses e próteses sejam oferecidas. Mas significa, também, dar a possibilidade para que as pessoas façam suas opções. Possam escolher, por exemplo, para onde ir e quando ir. E, claro, escolher como as pessoas sem deficiência as vestimentas adequadas para cada ocasião”, diz o site do concurso.

Veja abaixo um vídeo com reportagem da TV Brasil sobre moda inclusiva e outro de um desfile de uma das edições internacionais do Concurso Moda Inclusiva:


Agora confira outras características de roupas para pessoas com deficiência segundo o Sebrae Inteligência Setorial:

- Camisas sociais com fechamento em velcro. Os botões continuam na roupa apenas como enfeite;

- Camisa com manga comprida destacável por velcro. Assim, não é preciso uma grande movimentação caso haja necessidade de substituir a peça;

- Bermuda com tecido antibacteriano e aplicação de bolsa interna para armazenar sonda de alívio para pessoas com dificuldade de reter a urina, além de abertura lateral em zíper puxado por argola, que facilita o ato de abrir a peça;

- Técnicas de costura em alto-relevo para estímulo do desenvolvimento tátil;

- Decotes com velcro para facilitar a passagem da cabeça;

- Adoção de etiquetas em braile, que informam o tamanho e as cores das peças;

- Mudança dos lugares dos bolsos nas calças, normalmente incluídos na parte traseira da peça, procedimento que inviabiliza a utilização do item pelos cadeirantes;

- Calça jeans e legging com elástico na parte de trás, caso haja a necessidade de usar fraldas;

- Porta-almofada nas costas para maior conforto aos cadeirantes;

Há 20 anos no mercado produzindo
produtos promocional, magazines,
Private Label e marcas próprias.

Contato

Av. Souza Naves, 193. Apucarana/PR 
CEP: 86800-570

  • 43 3420.1000

  • comercial@italiamilano.com.br