Durante as mais de duas semanas dos Jogos Olímpicos Rio 2016, os atletas brasileiros e também os membros das equipes de apoio dos Jogos - sediados no Rio de Janeiro - terão a honra de representar o Brasil e, para isso, terão de estar trajados à altura. Por isso, estilistas brasileiros trabalharam duro para criar os uniformes para diversos momentos do evento.
A estilista Lenny Niemeyer quem ficou a cargo de desenvolver os uniformes que serão vestidos pelos atletas nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos. A estilista é conhecida, segundo o site do Rio 2016, por levar a moda praia do Brasil para o mundo. O resultado foi uma parceria entre o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a varejista C&A.
Lenny conta que o objetivo ao desenvolver o uniforme da abertura e do encerramento do Rio 2016 era traduzir na estamparia o que o Brasil representa – o litoral, as cores, a fauna. Os tecidos são leves para ter movimento, e os cortes são clássicos, como pede a ocasião.
Entrega de medalhas
Já para o momento mais feliz da competição - a premiação, foi a estilista Andrea Marques quem trabalhou na criação dos uniformes que serão utilizados pela equipe que vai entregar as medalhas aos atletas. Para as mulheres, vestido amarelo e branco com estampa floral, e para os homens, blazer e calça em cores claras. Tudo em algodão puro, com cortes clássicos e visual tropical.
Andréa Marques é uma estilista muito respeitada no Rio de Janeiro, lar dos Jogos Olímpicos de 2016. Cria roupas femininas clássicas que são a cara das cariocas. Tanto Andréa quanto Lenny foram escolhidas e convidadas para desenhar os uniformes do evento por Paulo Borges, diretor criativo do São Paulo Fashion Week.