Blog

Aqui nós compartilhamos nossas ideias :)
17/09/2016

4 maneiras de se locomover no Dia Mundial Sem Carro

Data a ser comemorada no próximo dia 22 (quinta-feira) tem o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos que o uso de transporte individual pode trazer

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) de junho de 2016, existe no Brasil uma frota de 50,5 milhões de automóveis. Levando em consideração que a projeção da população brasileira, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 206,4 pessoas (dado extraído em 17/09/2016), o País tem 1 veículo para cada 4 pessoas. É muito carro.

As consequências disso são sérias. Além de prejudicar a mobilidade – quem mora ou já passou em São Paulo sabe como é difícil chegar de um lugar ao outro -, o excesso de carros nas ruas causa poluição, desgaste físico e emocional para vários cidadãos; e problemas de saúde como estresse, complicações cardíacas e inalação de gases tóxicos.

Conforme a WWF-Brasil, a emissão de gases de efeito estufa contribui com o agravamento das mudanças climáticas, gerando secas mais intensas, modificações no regime de chuvas, diminuição de peixes, prejuízos na agricultura, entre outros.

Foi por esse motivo que, em 1997, foi estabelecido no mundo o dia 22 de setembro como o Dia Mundial Sem Carro. O objetivo é conscientizar a população sobre as consequências da dependência excessiva dos automóveis e incentivar as pessoas a utilizarem maneiras alternativas de se locomoverem.

Quer contribuir para a data também? Então, veja estes quatro tipos alternativos de transporte, escolha uma e deixe seu carro na garagem na próxima quinta-feira.

A pé

Você já fez o trajeto para o seu trabalho, escola ou faculdade a pé? Aproveite o Dia Mundial Sem Carro para caminhar. Além de fazer bem à saúde, a caminhada é relaxante e pode revelar muitas surpresas pelo caminho - um edifício de arquitetura curiosa, uma paisagem bonita ou mesmo um estabelecimento que você sequer conhecia. Mas lembre-se, claro, de calcular o tempo do trajeto para não chegar atrasado ao seu destino.

De carona

Está certo que, ao pegar ou oferecer carona, você estará utilizando um carro. Mas, pelo menos, a atitude diminui o número de veículos nas ruas, o que já é uma boa coisa. Combine com os colegas que fazem o mesmo trajeto que você de irem juntos ao trabalho, faculdade ou escola. Se ninguém tiver carro, que tal dividir um táxi?

Além de desafogar o trânsito e diminuir o nível de poluentes no ar, a carona é econômica. Afinal, a gasolina ou o valor do táxi utilizado no trajeto podem ser divididos entre todos. Outra solução é alternar o motorista da vez. Se você pegou carona com um colega em um dia, dê carona a ele no outro.

De bicicleta/ patins/ skate (o que preferir)

Ao invés de reservar sua bike, seu patins ou seu skate apenas para os fins de semana, que tal utilizá-los também para a ida ao trabalho, faculdade ou escola? Faz bem para a saúde e para o humor. Quer jeito mais gostoso de começar o dia que tomando vento no rosto e apreciando a paisagem?

Usando o transporte público

Apesar de também emitir gases poluentes, o transporte público diminui deveras o número de carros nas ruas da cidade. Também pode ser mais econômico e, quem sabe, você não encontra por lá os seus amigos de trabalho, faculdade ou escola? Se não, vá escutando suas músicas favoritas no celular ou simplesmente apreciando a paisagem. Antes de sair de casa, não se esqueça de verificar a linha que deverá pegar, os horários e o tempo de trajeto.

Há 20 anos no mercado produzindo
produtos promocional, magazines,
Private Label e marcas próprias.

Contato

Av. Souza Naves, 193. Apucarana/PR 
CEP: 86800-570

  • 43 3420.1000

  • comercial@italiamilano.com.br