No Brasil para lançar nova fragrância, o estilista Kenzo Takada foi homenageado no mês passado pela sua trajetória no mundo da moda. Conhecido pela sua marca homônima, Kenzo iniciou sua carreira nos anos 1970. A paixão pela moda, no entanto, segundo o site da revista Vogue, começou nos anos 1940 quando ainda era criança, no Japão.
Diz a revista que Kenzo era filho de pais conservadores e que seu interesse pela moda se desenvolveu quando ela folheava as revistas de moda da irmã. Aos 18, atendendo aos pedidos dos pais, ele foi estudar literatura na Universidade de Kobe, mas logo desistiu e foi estudar moda no Colégio de Moda Bunka de Tóquio. Lá, ele foi o primeiro estudante masculino a ser admitido.
Nos anos 1960, Kenzo ganhou seu primeiro prêmio de moda e começou a desenhar roupas para garotas em uma loja de departamento. Em 1964, mudou-se para Paris, onde trabalhou para outras lojas de departamento. A sua primeira boutique foi inaugurada em 1970, e se chamava Jungle Jap. Já no ano seguinte, suas roupas receberam destaque nas páginas da revista Vogue americana.
Mais tarde, Kenzo lançaria sua primeira coleção de roupas masculinas. A investida nas linhas de fragrâncias aconteceu em 1988, e desde então seus perfumes se tornaram os mais famosos da França.
Kenzo vendeu sua marca para a Louis Vuitton em 1993 e se aposentou em 1999, deixando a casa de moda a cargo de seus assistentes.
Veja fotos da última coleção da marca Kenzo, criada para a loja de departamentos norte-americana H&M (confira mais fotos no Instagram):
Foto: By michell zappa - edited from Kenzo Takada & Helô, CC BY 3.0