Blog

Aqui nós compartilhamos nossas ideias :)
09/12/2016

A influência da cultura africana na moda brasileira

Renda branca em datas festivas, tecidos e estampas com cores vibrantes podem ser considerados heranças da cultura africana na moda brasileira até os dias de hoje

É possível notar traços da cultura africana em diversos aspectos da cultura brasileira – como na música, na culinária, na arte e na religião -, herança que vem da época do Brasil Colônia. Mas e na moda? Segundo matéria da EBC, podemos perceber a influência da cultura africana nas cores e nas estampas do vestuário dos brasileiros. A constatação pode ser feita no livro “O africano que existe em nós”, da designer de moda Julia Vidal.

“Os africanos começaram a produzir sua própria roupa, a partir de matérias-primas locais, e com o tempo essa passa a ser a roupa não só do escravo, mas também a do colono”, explica a autora, em entrevista à EBC. Ainda segundo ela, a identidade afro-brasileira na moda varia de região para região.

No livro, Julia também observa que podem ser identificadas características da cultura africana na maneira de amarrar os panos em volta do corpo ou da cabeça, no costume de vestir renda branca em dias de festa. “(…) tecidos com cores vibrantes, de listras largas, também são reminiscências da cultura africana, já incorporada pela brasileira.”

Nos acessórios, várias pulseiras, anéis, colares de coral coloridos e diversificados, feitos com miçangas ou fios presos bem junto ao pescoço também são herança da cultura africana na moda brasileira até hoje.

Fotos: rogeriobromfman via VisualHunt / CC BY-NC-SA; Valdiney Pimenta via Visualhunt / CC BYLeticia O. (lookbook.nu)

Há 20 anos no mercado produzindo
produtos promocional, magazines,
Private Label e marcas próprias.

Contato

Av. Souza Naves, 193. Apucarana/PR 
CEP: 86800-570

  • 43 3420.1000

  • comercial@italiamilano.com.br