Tom Ford é considerado uma das mentes mais criativas do mundo da moda atualmente. O estilista tem passagem por grandes marcas, como Gucci e Yves Saint Laurent. Durante os 10 anos que esteve à frente da Gucci como diretor criativo, as vendas da marca cresceram de US$ 230 milhões para quase US$ 3 bilhões de 1994 a 2003, segundo informações do seu site oficial. Com o seu trabalho, Ford tornou a Gucci “uma das maiores e mais lucrativas marcas de luxo do mundo”, diz ainda o site.
Em 2005, o designer de moda lançou uma marca própria homônima em parceria com o ex-presidente e CEO da Gucci, Domenico De Sole. Ainda em 2005, a marca passou a comercializar armações de óculos de grau e óculos de sol, bem como uma linha de beleza, tornando-se uma das três maiores marcas em lojas especializadas do mundo.
A primeira loja da marca, de vestuário e acessórios masculinos, foi inaugurada em 2007 em Nova Iorque. A sua primeira coleção de roupas femininas veio em 2010. Hoje, são 98 lojas e pontos de venda Tom Ford e locais como Milão, Tóquio, Las Vegas, Dubai, Zurique, Nova Délhi, Shangai e Rússia.
Ford também atua em outros ramos da indústria, como o cinema, com estreia em 2009. Seu primeiro filme foi “A Single Man” (traduzido para o português como “Direito de Amar”), estrelado por atores como Colin Firth e Julianne Moore. A produção recebeu diversos prêmios.
Hoje, Ford vive em Los Angeles, Londres e Santa Fé, mas nasceu em Austin (Texas/EUA). Sante Fé (Novo México) é o local onde passou a maior parte de sua infância. Durante a adolescência, mudou-se para Nova Iorque, onde estudou História da Arte, especializando-se mais tarde em Arquitetura.
Foto: By Nicogenin [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons
Veja abaixo o trailer do filme de Tom Ford, Direito de Amar, e algumas fotos e vídeo retirados do seu Instagram (@tomford):