Blog

Aqui nós compartilhamos nossas ideias :)
06/02/2017

A moda revolucionária de Elsa Schiaparelli

Estilista foi autora de criações polêmicas e memoráveis e atraiu parcerias com artistas famosos, como Salvador Dalí e Jean Cocteau

A vida da estilista Elsa Schiaparelli parece saída de um livro. Segundo o site oficial da marca, a estilista que revolucionou a moda já na década de 1920 com suas criações polêmicas - culotes, um chapéu em formato de sapato e a cor rosa choque, apenas para citar algumas - nasceu em Roma, em 1890, filha do diretor de uma biblioteca e professor de literatura oriental e de uma descendente dos Médicis e, sobrinha de um astrônomo. Estudou filosofia, mas o que queria mesmo era ser atriz. Em 1911, publicou uma coleção de poemas sensuais, e por isso foi mandada a um convento da Suíça. De lá, saiu após fazer uma greve de fome.

Em 1913, ela se mudou para Londres para cuidar da criança de uma amiga de sua irmã. Lá, conheceu o seu futuro marido em uma conferência sobre teologia. Os dois se casaram em 1914 e se mudaram para Nova Iorque em 1916.

Influências

A cidade de Nova Iorque é o cenário onde Elsa encontraria as personalidades que influenciariam toda a sua carreira: Man Ray, Marcel Duchamp e Edward Steichen.

Em 1920, nasceu a filha de Elsa, Yvonne, apelidada de Gogo. Devido à ausência do marido no cuidado da filha, que logo cedo foi acometida por uma poliomielite, a estilista pediu divórcio e se mudou para Paris, onde as pesquisas para o tratamento para a doença da filha já estavam mais avançadas.

Na capital francesa, Elsa começou a trabalhar em um antiquário e a frequentar um famoso restaurante no período da tarde, onde era possível encontrar os artistas de vanguarda. Foi nesse local que o seu círculo de amigos artistas aumentou. Uma delas, inclusive, a introduziu a Paul Poiret, um dos maiores costureiros da época. Ao conhecer Elsa, Poiret a estimulou a usar suas criações, prevendo que a mulher seria uma boa propaganda para suas roupas. Foi aí que a estilista teria seu primeiro contato com moda.

Pullover estampado

Em 1920, Elsa se tornou uma designer freelance e uniu forças que comprou uma marca em decadência. Sua primeira criação apara a marca foi um pullover feito à mão com o motivo de um trompe l´oeil, uma espécie de lenço (que ela veste na foto). A peça logo fez sucesso na revista Vogue.

Os motivos estampados em suas roupas se tornaram uma marca registrada quando ela fundou sua própria companhia, em 1927 – um atelier de roupas esportivas. Tartarugas abstratas, esqueletos, tatuagens de marinheiros era apenas alguns dos motivos que apareciam em suas peças.

Mais tarde, Elsa continuaria a revolucionar a moda com inovações em materiais, cortes, detalhes e acessórios. Exemplos são macacões com zíper à mostra, culotes (uma espécia de saia-calça), que causaram escândalo na Inglaterra e chapéus excêntricos.

Parcerias famosas

Na década de 1930, as parcerias com famosos artistas da época marcaram a sua carreira. Com Salvador Dalí, criou peças lendárias, como um chapéu em formato de sapato e vestidos com a estampa de uma lagosta ou em formato de esqueleto. Jean Cocteau também foi parceira da estilista na criação de casacos, joias e outros. A cor “rosa choque” foi outra criação de Elsa, que perdura até hoje.

Veja o resultado dessas parcerias no vídeo abaixo:

Hoje

Elsa fechou sua casa de costura em 1954, quando notou que a alta-costura havia mudado. A estilista morreu em 1973.

Em 2006, os direitos e os arquivos de Elsa foram adquiridos, trazendo suas criações de volta à vida. Em 2012, sua casa de costura foi reaberta no mesmo local onde a estilista a havia aberto. No ano seguinte, o designer Christian Lacroix fez um tributo a Elsa com uma coleção de alta-costura. Em 2014, a primeira coleção com peças criadas pela estilista desde 1954 foi mostrada na semana de moda de alta-costura de Paris. A memória de Elsa se mantém viva até hoje nas mãos de Bertrand Guyon, hoje diretor de moda da marca.

Veja abaixo o vídeo da coleção Primavera/verão 2017 da marca:

Foto: Reprodução (schiaparelli.com)

Há 20 anos no mercado produzindo
produtos promocional, magazines,
Private Label e marcas próprias.

Contato

Av. Souza Naves, 193. Apucarana/PR 
CEP: 86800-570

  • 43 3420.1000

  • comercial@italiamilano.com.br