10 – Sherlock Holmes
O cachimbo, o bordão “elementar, meu caro Watson” e o boné de caça tornaram-se a marca registrada do detetive criado por Sir Arthur Conan Doyle. Curiosamente, o boné e o bordão nunca foram usados em seus livros. O personagem foi intepretado por Basil Rathbone em uma série de 14 filmes produzidos a partir de 1939 pela 20th Century Fox.
09 – David Dunn
Em seu segundo filme, após “Sexto Sentido” (The Sixth Sense, 1999) em parceria com o diretor M. Night Shyamalan, Bruce Willys encarna um super-herói urbano e incógnito, cujo uniforme de combate é um boné e um poncho com capuz em “Corpo Fechado” (Unbreakable, 2000).
08 – Martin Riggs
Máquina Mortífera (Lethal Weapon, 1987, 1989, 1992, 1998) – dirigido por Richard Donner, o filme policial reconstruiu a fórmula da dupla de “tira bom e tira mal”, vividos por Danny Glover (Roger Murtaugh) e Mel Gibson (Martin Riggs). Riggs é a “máquina mortífera” do título: além de insano e super violento, ele não age, fala como um oficial da justiça e se veste como os marginais que caça. O boné foi sendo abandonado nas outras duas sequências, em que Riggs vai se tornando mais civilizado.
07– Capitão América
Um dos principais super-heróis da Marvel, Steve Rogers (Chris Evans) adota o visual “atleta universitário” com boné e óculos em uma das cenas mais tensas de “O Soldado Invernal” (Captain America: The Winter Soldier, 2014), além de marcar um affair com a Viúva Negra, vivida por Scarlett Johansson.
06 – Wayne Campbell
Antes de dublar Shrek e ser o agente secreto psicodélico Austin Powers, Mike Myers deu vida à Wayne Campbell, em “Quanto Mais Idiota, Melhor” (Wayne´s World, 1992). No filme, ele e seu companheiro geek Garth (Dana Carvey) cometem loucuras para divulgar seu canal de TV a cabo, regado por muita comédia e Rock.
05 – Silent Bob
Nome cultuado entre os Nerds, Kevin Smith é um artista multimídia - escritor de quadrinhos, diretor de cinema e ator -, e deu vida ao personagem Silent Bob em “O Império (do Besteirol) Contra-ataca” (Jay and Silent Bob Strike Back, 2001). A marca registrada do personagem, que está sempre acompanhado de Jay, é um sobretudo preto e um boné com a aba virada para trás, look que o acompanhou em O Balconista 1 e 2 (Clerks, 1994 e Clerks II, 2006) e Dogma (1999).
04 – Dottie e Mae
Dottie Hinson (Geena Davis) e Mae Mordabito (Madonna), participam desta comédia família, que conta a história do primeiro time profissional de baseball feminino (“Uma Equipe Muito Especial”, A League Of Their Own, 1992).
03 – Short Round
Sempre usando seu boné amarelo, Short Round (Jonathan Ke Quan) marcou presença em “Indiana Jones e o Templo da Perdição” (Indiana Jones and the Temple of Doom, 1984). Formando uma dupla perfeita com Harrison Ford, o ator mirim é responsável pelas cenas mais hilárias deste clássico da aventura.
02 – Falcão (Over the Top, 1987)
Presença obrigatória na “Sessão da Tarde”, na estória do caminhoneiro e competidor de quedas de braço que tenta recuperar o amor de seu filho, Silvester Stallone atribui ao seu boné “super poderes”: ao virar a aba para trás, ele entra em modo energia pura.
01 – Forrest Gump (1994)
Autor de uma das frases mais marcantes do cinema - “a vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai encontrar... “ -, este personagem multitarefas (soldado, atleta, empresário, “messias” e viajante) adota um visual geek, cuja marca registrada é o boné vermelho, com a marca de sua empresa de camarões.
MENÇÃO HONROSA:
O Garoto (The Kid, 1921) – No clássico do cinema mudo, imortalizado por Charles Chaplin, Jack Coogan intepreta o garoto do título, com seu visual marginal e o bonezinho desproporcional sobre a cabeça. Ainda hoje, o filme provoca riso e nos comove ao mesmo tempo.